Você sabe o que é?

É quando o preconceito é manifestado com práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais por uma sociedade que privilegia um grupo social ou étnico em detrimento de outros. No Brasil, Estados Unidos e Europa este privilégio favorece os brancos e desfavorecem os negros e indígenas.

Segundo o portal Brasil de Direitos, racismo estrutural é a “naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial".

Mas o que é antirracismo ?

É quando reconhecemos que o racismo existe e nos posicionamos contra ele de forma ativa. Não basta apenas “não ser racista”, é preciso combater atitudes, falas e práticas que reforçam desigualdades.

No dia a dia, ser antirracista é:

A seguir, compartilhamos um poema inspirador chamado “O Pequeno Príncipe Preto”, de Marcelo Serralva, que convida todos nós a repensarmos os personagens e as narrativas que apresentamos às nossas crianças.

O Pequeno Príncipe Preto O pequeno príncipe chegou montado em seu cavalo preto. Preta também era sua cor cor de menino perfeito. Mas é claro que alguém estranhou pois nas histórias que ouvimos os príncipes tem outra cor não a cor deste menino. Ao que príncipe respondeu: Do lugar de onde venho os príncipes são todos pretos os reis, as rainhas, todo o reino. E aqui, pelo que vejo, tem tanta gente pretinha! Vou procurar uma princesa e fazer dela rainha... Para que um dia as histórias possam ter cor diferente uma cor que também é bela, uma cor que traduza a gente!

O racismo se combate com afeto, educação e verdade.

Por que falar de racismo com nossas crianças?

Vivemos em um país diverso, mas ainda marcado pelo racismo, que impacta a forma como muitas crianças se veem. A infância é tempo de sonhar e se reconhecer, isso inclui se ver nas histórias que contamos. Por isso, é essencial mostrar protagonistas negros, que representem a beleza, força e valor de todas as crianças.

  • A coisa tá preta!
  • Ai que inveja branca!
  • Nasceu com um pé na cozinha
  • Amanhã é dia de branco
  • Cor do pecado
  • Doméstica
  • Denegrir
  • Cabelo ruim
  • Tem caroço nesse angu
  • Preto de alma branca
  • Mulata
  • Mercado negro
  • Ovelha negra
  • Serviço de preto
  • Criado-mudo
  • Não sou tuas negas
  • Feito nas coxas
  • Chuta que é macumba!
  • Samba do crioulo doido
  • Disputar a nega
  • Meia tigela

Infantil II A - Creche Gotas de Amor

Conhecendo Culturas e Etnias

Apresentando fotos de mulheres africanas carregando seus bebês, para realizarem seus trabalhos na agricultura e nas tarefas domésticas. Com essa vivência as crianças puderam conhecer a riqueza das diferenças e a importância da valorização de todas as identidades.

Infantil IV A/C - Escola Filantrópica Gotas de Amor

"Globo terrestre" em destaque a África

Foi apresentado às crianças o globo terrestre, com destaque para os continentes da África e do Brasil. Durante a observação, surgiram diferentes narrativas e curiosidades: “Onde moramos?”, “Como poderíamos viajar até a África?”, “A África fica perto do Brasil?”…
Após a exploração e conversa em grupo, as crianças foram convidadas a pintar o globo terrestre, representando o que haviam aprendido de forma criativa e significativa.

As crianças foram convidadas a conhecer as várias personalidades negras que deram grande contribuição para nossa cultura.

Grupo de idosos com as crianças em uma dança africana.

As crianças participaram de uma vivência especial sobre etnia, cabelos e diferenças. De forma lúdica, cuidaram e brincaram com os cabelos umas das outras, descobrindo a beleza da diversidade e aprendendo que, mesmo diferentes, todos merecem amor e respeito.

Apresentamos para as crianças Rainhas e Reis negros. Conversamos um pouco sobre a história de cada um e o que conquistaram. Nesta experiências as crianças desenvolvem conhecimento de outras culturas, emponderamento, aceitação, respeito a diversidade e cultura, conhecimento da sua cor e autoestima.

Apresentamos para as crianças Rainhas e Reis negros. Conversamos um pouco sobre a história de cada um e o que conquistaram. Nesta experiências as crianças desenvolvem conhecimento de outras culturas, emponderamento, aceitação, respeito a diversidade e cultura, conhecimento da sua cor e autoestima.

As crianças refletiram sobre os estereótipos associados ao conceito de “Cor de pele” e reforçamos o respeito pela diversidade.

Experiência valiosa que promoveu o conhecimento cultural, a valorização da diversidade e o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas nas crianças.

Dando continuidade ao projeto “Descobrindo a África com os olhos da criança”, as crianças observaram diferentes tecidos, explorando padrões e gráficos presentes neles e nas pinturas corporais e objetos africanos.

Na vivência, exploramos a diversidade e o respeito às diferentes culturas. Foi ofertado fotos de pessoas de várias etnias e países, destacando o continente africano, e conversamos sobre a importância de valorizar cada cultura. Em seguida, as crianças interagiram ativamente, criando releituras em papelão e vestindo figurinos inspirados nas imagens, vivenciando de forma lúdica e significativa conceitos de igualdade e diversidade.

O desafio na Educação infantil é oportunizar aos bebês e as crianças em que possam se ver representados:

Protagonizando histórias, em cartazes que mostrem as suas histórias e/ou de suas famílias em diferentes personagens das áreas científicas, literárias e artísticas, para, assim, construírem uma imagem positiva de si mesma e do seu povo e compreenderem a força da diversidade na construção das culturas das infâncias (Fortaleza, 2020, p.19).

Vivamus lobortis, mauris eget facilisis auctor lorem ipsum.

Vivamus lobortis, mauris eget facilisis auctor lorem ipsum.

Vivamus lobortis, mauris eget facilisis auctor lorem ipsum.

Lorem ipsum

Curabitur cursus, erat eu laoreet tincidunt, urna nisi scelerisque tellus.

Lorem ipsum

Curabitur cursus, erat eu laoreet tincidunt, urna nisi scelerisque tellus.

Sugestão bibliográfica

LITERATURA PARA APOIAR A DOCÊNCIA

Olá, precisa de ajuda?