Depoimentos
Conheci o Instituto Irmã Giuliana Galli em 2016 numa mobilização com crianças, professores e moradores da Vila Garibaldi na Serrinha. Essa foi nossa primeira aproximação. Desde então iniciei trabalhes educativos com o IIGG. Como professora da Universidade Estadual do Ceará, UECE, temos construído com o instituto diversas parcerias que envolvem pesquisas na comunidade, projetos de educação não formal como a prática do jornal IIGG com crianças da comunidade. Esse jornal foi elaborado por três anos entre 2017 e 2019. Na verdade, essa é uma parceria que envolve afeto, educação e conhecimento. Diria que o IIGG trabalha com educação formal, educação não formal e movimentos sociais na Serrinha. O IIGG desempenha um importante papel educativo e mobilizador nesse território, juntamente com a UECE e outros movimentos fundamentais do bairro.
Em junho de 2009, recebi um convite para ser voluntária do Instituto Irmã Giuliana Galli. Lembro que o contato inicial com a equipe, que já estava conduzindo os trabalhos, foi em uma reunião para se pensar os novos rumos do Instituto na continuação da sua missão na comunidade. A partir daquele dia, participei de vários momentos importantes como elaboração e aprovação do estatuto, regimentos, planejamentos, avaliação, confraternizações, celebrações, dentre outros eventos. Quero ressaltar que o IIGG possui uma equipe maravilhosa que trabalha com profissionalismo e humanismo. Suas parcerias com outras instituições, inclusive com a associação de moradores (AMORBASE) e com a universidade (UECE) configuram um diálogo fundamental para o bom relacionamento do Instituto com a comunidade com vistas ao alcance de seus objetivos. Tenho orgulho de fazer parte do IIGG!
Atualmente sou Psicólogo Escolar na instituição, realizo um trabalho em conjunto com a equipe pedagógica, junto às crianças e as famílias da escola. Nós fazemos um trabalho que visa a educação como um todo, pensando está em sua complexidade, adotamos uma postura ética que valoriza uma intervenção preventiva e que alia saúde mental aos processos de aprendizado e desenvolvimento integral do ser humano.
Sou pai de uma menina, que hoje está matriculada na creche Irmã Giuliana Galli, (Gotas de Amor). Para mim é uma alegria que minha filha faça parte dessa escola, pois sei o quanto ela será beneficiada em um espaço que prima pela vida. Acredito demais no poder transformador da educação e das vivências fundamentais que ocorrem na primeiríssima infância, por isso quis que minha filha entrasse para a creche.
O IIGG foi um marco na minha vida como ser humano. Comecei voluntário, tornei-me prestador de serviços, gestor de projetos, culminando com o honroso convite para sócio e, atualmente, estou Conselheiro Fiscal. Um fortuito encontro que se tornou missão. Estou sempre a buscar algo de valor para a obra. Espero cultivar, até o fim dos meus dias, os amigos que lá fiz, e colocar no coração do meu filho, nascido há pouco, o amor por essa obra, e que este permaneça junto às gerações vindouras.
Previous
Next