Da Itália ao Brasil: a contribuição de Nicla Puddu para nossa creche

A contribuição de Nicla Puddu para nossa creche: O espírito de voluntariado continua a inspirar a nossa comunidade. No dia 19 de agosto de 2024 recebemos com entusiasmo Nicla Puddu, que conheceu a história das nossas escolas através do presidente da Associação Italiana, Costanzo Codari. Movida pelo desejo de contribuir com nossas atividades no Brasil, Nicla optou espontaneamente por se voluntariar e se juntar a nós.

Durante um mês, Nicla foi uma presença preciosa em nossas escolas, tanto como auxiliar de sala de aula quanto na divulgação de nossas atividades filantrópicas no Brasil. Sua energia e carinho foram uma alegria para nossa equipe e para as crianças que foram beneficiadas com sua dedicação. Nicla iniciará em breve sua carreira universitária na Itália, na área de marketing, mas já deixou uma marca em nosso dia a dia.

Palavras de Nicola:

“Desde o primeiro dia que cheguei à escola tive a sensação de ser imediatamente acolhido numa grande família. Fiquei imediatamente impressionado com a alegria e o entusiasmo com que cada membro da escola realiza sempre o seu trabalho, em todos os momentos, pois todos desempenham uma tarefa fundamental para garantir às crianças todos os dias um ambiente feliz, limpo e acolhedor, no qual possam ser capazes de se expressar.

Todos imediatamente me fizeram sentir importante para esse propósito, apesar da minha pouca experiência e do pouco tempo que estou aqui no Brasil, me ensinando que uma ajudinha de muitas pessoas pode realmente fazer a diferença às vezes.

Uma das primeiras coisas que mais me impressionou foram os olhares entusiasmados das crianças todas as manhãs quando chegavam à escola; na Itália o facto de ir à escola é muitas vezes considerado mais uma obrigação do que um prazer, enquanto aqui tanto as crianças como os professores estão sempre entusiasmados, pode-se ver que realizam o seu trabalho com dedicação e amor.

Antes mesmo de partir, eles me apresentaram a difícil realidade da favela Garibaldi, onde vive a maioria das crianças, e ver com meus próprios olhos foi comovente. Por outro lado, a escola representa um oásis de paz e serenidade, que proporciona às crianças algo de positivo todos os dias. Esse forte contraste só torna o trabalho realizado pela escola ainda mais especial, e para mim foi uma honra poder participar desse grande projeto.

Sempre quis ter experiências de voluntariado, sempre achei gratificante colocar-me ao serviço dos outros e ajudar as pessoas em dificuldade à minha pequena maneira, e nestes dias espero ter deixado pelo menos uma pequena parte de tudo o amor e o carinho que recebi

É extremamente gratificante para todos nós receber apoiadores que acreditam em nosso trabalho. É emocionante ver pessoas como Nicla que, vivenciando de perto a realidade da nossa comunidade, reconhecem o impacto positivo de nossas ações na vida de muitas crianças e no meio ambiente.”

É extremamente gratificante para todos nós receber apoiadores que acreditam no nosso trabalho. Ver pessoas como a Nicla, que vivenciam em primeira mão a realidade da nossa comunidade e reconhecem o impacto positivo das nossas ações na vida de muitas crianças e no meio ambiente que as rodeia, é fonte de grande emoção e motivação para todos nós.”