Sobre o Instituto

>

Comunidade

Comunidade

A comunidade Vila Garibaldi se situa na Serrinha, Fortaleza-CE, nas proximidades da Lagoa da Itaperaoba, entre o Aeroporto Pinto Martins e a Universidade Estadual do Ceará. Foi se constituindo em dois momentos distintos: por volta de 1960 foi ocupada a área delimitada pelas ruas Benjamin Franklin e Américo Vespúcio, e em 1975 foi ocupada a área que fica ao entorno da ‘Escolinha’ – hoje chamada Instituto Infantil Irmã Giuliana Galli – entre a Rua Vitoriano Borges e Padre Nóbrega, se expandindo depois em direção a Dedé Brasil.

A área onde hoje fica o Instituto Infantil era ocupada – 30 anos atrás – por uma pequena lagoa (Lagoa Seca) formada pela água provinda da Lagoa da Itaperaoba.
Aos poucos a lagoa foi sendo aterrada e ocupada por pessoas oriundas de diversos municípios do interior que fugiam da seca ou provindas de outras favelas de Fortaleza. Hoje a Vila Garibaldi é uma comunidade carente, que apresenta todos os problemas típicos das favelas de Fortaleza: falta de saneamento e consequente esgoto a céu aberto, violência causada pela forte presença do tráfico de drogas, moradias em situação precária em conglomerados irregulares separados por vielas com inúmeras barreiras arquitetônicas.