Sobre o Instituto

>

História

Instituto Infantil

Instituto Irmã Giuliana Galli

Em outubro de 1993 a Irmã Giuliana Galli, freira italiana da ordem das Salesianas, ao visitar a Comunidade Garibaldi deparou-se com uma realidade de extrema pobreza, mas também com pessoas preocupadas com a educação das crianças que ali viviam. Já existia uma pequena sala de aula para reforço escolar no alpendre de uma casa; a Irmã Giuliana passou então a trabalhar, juntamente com moradores, para concluir e ampliar o projeto. Contando com recursos enviados por familiares italianos, no mês de abril de 1994 inaugurou o primeiro prédio das escolas, o qual contava com duas salas de aula, um banheiro e um refeitório, e atendia 80 crianças durante o horário da manhã.

Com fundos oriundos de famílias italianas reunidas na Associação Italiana – chamada Associazione Escola Irmã Giuliana Galli ONLUS – o prédio foi se expandindo nos dois anos seguintes. Em 1996 a escola construída em dois pisos abrigava 280 crianças e contava com cinco salas no andar superior e, no térreo, duas salas com banheiro, um ambulatório, uma cozinha com dispensa, um refeitório, uma secretaria, uma sala da coordenação e uma sala para os professores.

Em 2006, sempre com fundos oriundos da Itália, foram compradas algumas casinhas ao redor da escola e foi construída a rampa de acesso ao primeiro andar, a sala de dança e o pátio, chegando a ocupar a área que até hoje a delimita.
Atualmente, no andar superior, funciona a Creche Irmã Giuliana Galli e no térreo a Escola de Ensino Infantil Irmã Giuliana Galli, que atendem ao todo, 200 alunos diariamente.

Desde 1994 a escola de ensino infantil funcionou de forma regular sendo cadastrada no CREDE 21 do Município de Fortaleza e ao longo destas duas décadas foi autorizada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e hoje pelo Conselho Municipal de Educação.

Sendo assim desde 1994 a escola dispõe de toda a documentação exigida pelos órgãos reguladores, como: livro de atas, registro de matrícula, censo escolar, relatórios, arquivo morto e arquivo vivo.

A escola passou por quatro denominações diferentes:
- Escola Comunitária Santo Onofre, até o ano 1995;
- Escola Comunitária Irmã Giuliana Galli, até o ano 2000;
- Escola Filantrópica Irmã Giuliana Galli, até o ano 2011.
- Instituto Infantil Irmã Giuliana Galli, a partir de 2012.

Em 1994 a escola começou com 4 turmas, Jardim I, Jardim II, Alfabetização e 1ª Série, chegando até à 5ª série nos anos seguintes. Com a criação da Escola de Ensino Fundamental Irmã Giuliana Galli a Escola Filantrópica Irmã Giuliana Galli concentrou suas atividades na educação infantil e hoje abriga uma creche e uma pré-escola.