No ano de 2009 nasceu o Instituto Irmã Giuliana Galli, com sede na Rua Antônio Botelho, nº 715, Bairro Serrinha – Fortaleza, CNPJ 10.965.634/0001-32, pessoa jurídica de direito privado, filantrópica, de caráter assistencial, atuando na área de proteção social básica e educacional, sem fins lucrativos e econômicos, entidade filantrópica mantenedora das Escolas Irmã Giuliana Galli.
No ano de 2014 o Instituto Irmã Giuliana Galli (IIGG) firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME) que passou a ser responsável pelo Ensino Fundamental 1.
A Associação italiana por meio do IIGG mantém:
A Creche Irmã Giuliana Galli;
A Creche Gotas de Amor;
A Escola Filantrópica Gotas de Amor;
Projetos de esportes/atividades físicas com crianças, jovens, adultos e idosos; Horta Popular Terra Viva Guaribal, juntamente com outras instituições e movimentos sociais do bairro;
As infra-estruturas da escola de Ensino Fundamental 1 em parceria com SME, no prédio situado na Rua Antônio Botelho 715.
A comunidade Vila Garibaldi se situa na Serrinha, Fortaleza-CE, nas proximidades da Lagoa da Itaperaoba, entre o Aeroporto Pinto Martins e a Universidade Estadual do Ceará. Foi se constituindo em dois momentos distintos: por volta de 1960 foi ocupada a área delimitada pelas ruas Benjamin Franklin e Américo Vespúcio, e em 1975 foi ocupada a área que fica ao entorno da ‘Escolinha’ – hoje chamada Instituto Infantil Irmã Giuliana Galli – entre a Rua Vitoriano Borges e Padre Nóbrega, se expandindo depois em direção a Dedé Brasil.
A área onde hoje fica o Instituto Infantil era ocupada – 30 anos atrás – por uma pequena lagoa (Lagoa Seca) formada pela água provinda da Lagoa da Itaperaoba.
Aos poucos a lagoa foi sendo aterrada e ocupada por pessoas oriundas de diversos municípios do interior que fugiam da seca ou provindas de outras favelas de Fortaleza.
Hoje a Vila Garibaldi é uma comunidade carente, que apresenta todos os problemas típicos das favelas de Fortaleza: falta de saneamento e consequente esgoto a céu aberto, violência causada pela forte presença do tráfico de drogas, moradias em situação precária em conglomerados irregulares separados por vielas com inúmeras barreiras arquitetônicas.
Em outubro de 1993 a Irmã Giuliana Galli, freira italiana da ordem das Salesianas, ao visitar a Comunidade Garibaldi deparou-se com uma realidade de extrema pobreza, mas também com pessoas preocupadas com a educação das crianças que ali viviam. Já existia uma pequena sala de aula para reforço escolar no alpendre de uma casa; a Irmã Giuliana passou então a trabalhar, juntamente com moradores, para concluir e ampliar o projeto. Contando com recursos enviados por familiares italianos, no mês de abril de 1994 inaugurou o primeiro prédio das escolas, o qual contava com duas salas de aula, um banheiro e um refeitório, e atendia 80 crianças durante o horário da manhã.
Com fundos oriundos de famílias italianas reunidas na Associação Italiana – chamada Associazione Escola Irmã Giuliana Galli ONLUS – o prédio foi se expandindo nos dois anos seguintes. Em 1996 a escola construída em dois pisos abrigava 280 crianças e contava com cinco salas no andar superior e, no térreo, duas salas com banheiro, um ambulatório, uma cozinha com dispensa, um refeitório, uma secretaria, uma sala da coordenação e uma sala para os professores.
Em 2006, sempre com fundos oriundos da Itália, foram compradas algumas casinhas ao redor da escola e foi construída a rampa de acesso ao primeiro andar, a sala de dança e o pátio, chegando a ocupar a área que até hoje a delimita.
Atualmente, no andar superior, funciona a Creche Irmã Giuliana Galli e no térreo a Escola de Ensino Infantil Irmã Giuliana Galli, que atendem ao todo, 200 alunos diariamente.
Desde 1994 a escola de ensino infantil funcionou de forma regular sendo cadastrada no CREDE 21 do Município de Fortaleza e ao longo destas duas décadas foi autorizada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e hoje pelo Conselho Municipal de Educação. Sendo assim desde 1994 a escola dispõe de toda a documentação exigida pelos órgãos reguladores, como: livro de atas, registro de matrícula, censo escolar, relatórios, arquivo morto e arquivo vivo.
A escola passou por quatro denominações diferentes:
Escola Comunitária Santo Onofre, até o ano 1995;
Escola Comunitária Irmã Giuliana Galli, até o ano 2000;
Escola Filantrópica Irmã Giuliana Galli, até o ano 2011.
Instituto Infantil Irmã Giuliana Galli, a partir de 2012.
Em 1994 a escola começou com 4 turmas, Jardim I, Jardim II, Alfabetização e 1ª Série, chegando até à 5ª série nos anos seguintes. Com a criação da Escola de Ensino Fundamental Irmã Giuliana Galli a Escola Filantrópica Irmã Giuliana Galli concentrou suas atividades na educação infantil e hoje abriga uma creche e uma pré-escola.
A fundadora, Irmã Giuliana Galli nasceu em Cesano Maderno (região da Lombardia – Itália) em 1937, última de 4 irmãos. Com 6 anos, assistiu à morte do irmão Cesare, estudante do Colégio dos padres salesianos com o firme propósito de se tornar missionário no Brasil. Desde então, a aspiração não realizada do irmão, entrou em seu coração sem que ela percebesse, como a própria irmã relatou, em uma entrevista em 1990, sobre as razões de ter decidido ser missionária:
Rua Antônio Botelho, 715, Fortaleza, Ceará
CNPJ: 10.965.634/0001-32
Copyright 2022 | Produzido por GP Tecnologia e Serviços