Sobre o Instituto

Escola Galli

Quem somos

No ano de 2009 nasceu o Instituto Irmã Giuliana Galli, com sede na Rua Antônio Botelho, nº 715, Bairro Serrinha – Fortaleza, CNPJ 10.965.634/0001-32, pessoa jurídica de direito privado, filantrópica, de caráter assistencial, atuando na área de proteção social básica e educacional, sem fins lucrativos e econômicos, entidade filantrópica mantenedora das Escolas Irmã Giuliana Galli.

No ano de 2014 o Instituto Irmã Giuliana Galli (IIGG) firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME) que passou a ser responsável pelo Ensino Fundamental 1.

A Associação italiana por meio do IIGG mantém:

A Creche Irmã Giuliana Galli;
A Creche Gotas de Amor;
A Escola Filantrópica Gotas de Amor;
Projetos de esportes/atividades físicas com crianças, jovens, adultos e idosos; Horta Popular Terra Viva Guaribal, juntamente com outras instituições e movimentos sociais do bairro;
As infra-estruturas da escola de Ensino Fundamental 1 em parceria com SME, no prédio situado na Rua Antônio Botelho 715.

Comunidade

A comunidade Vila Garibaldi se situa na Serrinha, Fortaleza-CE, nas proximidades da Lagoa da Itaperaoba, entre o Aeroporto Pinto Martins e a Universidade Estadual do Ceará. Foi se constituindo em dois momentos distintos: por volta de 1960 foi ocupada a área delimitada pelas ruas Benjamin Franklin e Américo Vespúcio, e em 1975 foi ocupada a área que fica ao entorno da ‘Escolinha’ – hoje chamada Instituto Infantil Irmã Giuliana Galli – entre a Rua Vitoriano Borges e Padre Nóbrega, se expandindo depois em direção a Dedé Brasil.
A área onde hoje fica o Instituto Infantil era ocupada – 30 anos atrás – por uma pequena lagoa (Lagoa Seca) formada pela água provinda da Lagoa da Itaperaoba.

Aos poucos a lagoa foi sendo aterrada e ocupada por pessoas oriundas de diversos municípios do interior que fugiam da seca ou provindas de outras favelas de Fortaleza.

Hoje a Vila Garibaldi é uma comunidade carente, que apresenta todos os problemas típicos das favelas de Fortaleza: falta de saneamento e consequente esgoto a céu aberto, violência causada pela forte presença do tráfico de drogas, moradias em situação precária em conglomerados irregulares separados por vielas com inúmeras barreiras arquitetônicas.

Instituto infantil

Em outubro de 1993 a Irmã Giuliana Galli, freira italiana da ordem das Salesianas, ao visitar a Comunidade Garibaldi deparou-se com uma realidade de extrema pobreza, mas também com pessoas preocupadas com a educação das crianças que ali viviam. Já existia uma pequena sala de aula para reforço escolar no alpendre de uma casa; a Irmã Giuliana passou então a trabalhar, juntamente com moradores, para concluir e ampliar o projeto. Contando com recursos enviados por familiares italianos, no mês de abril de 1994 inaugurou o primeiro prédio das escolas, o qual contava com duas salas de aula, um banheiro e um refeitório, e atendia 80 crianças durante o horário da manhã.

Com fundos oriundos de famílias italianas reunidas na Associação Italiana – chamada Associazione Escola Irmã Giuliana Galli ONLUS – o prédio foi se expandindo nos dois anos seguintes. Em 1996 a escola construída em dois pisos abrigava 280 crianças e contava com cinco salas no andar superior e, no térreo, duas salas com banheiro, um ambulatório, uma cozinha com dispensa, um refeitório, uma secretaria, uma sala da coordenação e uma sala para os professores.

Instituto Infantil

Em 2006, sempre com fundos oriundos da Itália, foram compradas algumas casinhas ao redor da escola e foi construída a rampa de acesso ao primeiro andar, a sala de dança e o pátio, chegando a ocupar a área que até hoje a delimita.

Atualmente, no andar superior, funciona a Creche Irmã Giuliana Galli e no térreo a Escola de Ensino Infantil Irmã Giuliana Galli, que atendem ao todo, 200 alunos diariamente.

Desde 1994 a escola de ensino infantil funcionou de forma regular sendo cadastrada no CREDE 21 do Município de Fortaleza e ao longo destas duas décadas foi autorizada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e hoje pelo Conselho Municipal de Educação. Sendo assim desde 1994 a escola dispõe de toda a documentação exigida pelos órgãos reguladores, como: livro de atas, registro de matrícula, censo escolar, relatórios, arquivo morto e arquivo vivo.

A escola passou por quatro denominações diferentes:
Escola Comunitária Santo Onofre, até o ano 1995;
Escola Comunitária Irmã Giuliana Galli, até o ano 2000;
Escola Filantrópica Irmã Giuliana Galli, até o ano 2011.
Instituto Infantil Irmã Giuliana Galli, a partir de 2012.
Em 1994 a escola começou com 4 turmas, Jardim I, Jardim II, Alfabetização e 1ª Série, chegando até à 5ª série nos anos seguintes. Com a criação da Escola de Ensino Fundamental Irmã Giuliana Galli a Escola Filantrópica Irmã Giuliana Galli concentrou suas atividades na educação infantil e hoje abriga uma creche e uma pré-escola.

Irmã Giuliana Galli

A fundadora, Irmã Giuliana Galli nasceu em Cesano Maderno (região da Lombardia – Itália) em 1937, última de 4 irmãos. Com 6 anos, assistiu à morte do irmão Cesare, estudante do Colégio dos padres salesianos com o firme propósito de se tornar missionário no Brasil. Desde então, a aspiração não realizada do irmão, entrou em seu coração sem que ela percebesse, como a própria irmã relatou, em uma entrevista em 1990, sobre as razões de ter decidido ser missionária:

Irmã Giuliana Galli