Contação de histórias na Educação Infantil

O novo projeto contação de histórias das Escolas Giuliana Galli, busca intensificar nas crianças o contato com o livro, gosto pela leitura, além de proporcionar a participação dos pais. A contação de história acontecerá uma vez na semana feito oralmente  pelos  pais de algum aluno.

Nessa manhã, dia 06 de novembro contamos com a presença do Pai de um aluno da Creche, que é também o Presidente da instituição. Ele se dispôs a contar a história “o reino das borboletas brancas”, que com bastante alegria e grande entusiasmo envolveu as crianças com o conto.

É necessário saber a real importância da contação de histórias na vida de uma pessoa desde sua fase inicial, nos contextos escolares mais especificamente no Ensino Infantil nas idades de 0 a 4 anos, as práticas de trabalho com a leitura/ contação precisam ser desenvolvidas cotidianamente.

Vejamos a importância da contação de histórias segundo Fanny Abramovich: Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias… Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo. ABRAMOVICH 1989, p.16