Projeto de Inteligência emocional na Educação infantil

Inteligência emocional na Educação infantil

OBJETIVOS:

1. Promover a inteligência emocional das crianças.

2. Melhor relacionamento com emoções, através do reconhecimento de sentimentos bons e ruins.

3. Proporcionar, através da ludicidade, expressões de emoções.

4. Estimular habilidades de relacionamento, através da formação de parcerias positivas consigo mesmo e com os demais.

5. Ajudar na compreensão das diferenças e criar um clima de respeito à diversidade.

6. Saúde mental e perspectiva positiva no rendimento escolar.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

a) Roda de conversa abordando os sentimentos;

b) Estimular o reconhecimento das emoções, através de brincadeiras (jogos e atividades lúdicas) que auxiliam a criança a entender, lidar e respeitar os seus sentimentos.

c) Estimular a empatia para com os sentimentos dos colegas, através de brincadeiras (jogos e atividades lúdicas).

d) Filmes infantis e/ou desenhos que tragam uma reflexão importante sobre a temática, e abordem as dificuldades que perpassam as crianças dentro e fora da escola, em relação aos seus sentimentos e relacionamentos.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO (DIAS E HORÁRIOS): Quartas-feiras de 11 às 12 horas, (primeira turma), e 17 às 18 horas (segunda turma). Mês de início e fim: Maio a dezembro.

PÚBLICO-ALVO: Crianças da comunidade Vila Garibaldi, com idades variando entre 4 a 6 anos.

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL: O bairro da Serrinha em Fortaleza, com especial atenção para a comunidade Vila Garibaldi.