Projeto Água Solar na Escola – MPCE

Financiadores: Fundo dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), através do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Em parceria com os financiadores mencionados, estamos avançando na aquisição de painéis solares, máquina de osmose reversa (processo de purificação da água – Água Potável), tanques e tubulações.

Expressamos nossa gratidão pela colaboração e apoio desses financiadores, que são fundamentais para o progresso deste projeto.

MPCE:

O primeiro encontro do IIGG com o Ministério Público do Estado do Ceará ocorreu em 2021, durante o curso “Ministério Público e Sociedade Civil” cujo objetivo era capacitar as OSCs do Ceará sobre as etapas e desafios para estabelecer uma parceria com a administração pública. O curso teve a importante participação da promotora de justiça Dra. Rita d’Alva, de Domenico Abbate e de Guilherme Irffi, que abordaram tópicos essenciais como gestão sustentável, apresentação de projetos e avaliação de impactos.

FDID:

O Fundo dos Direitos Difusos do Estado do Ceará, financiando por multas e penalidades em casos de defesa do consumidor, representa uma fonte vital de apoio para projetos que buscam curar as feridas do meio ambiente, enriquecer a cultura, preservar a história, impulsionar o turismo e revitalizar a sociedade. A cada ano, a Procuradoria Geral de Justiça do Ceará abre um edital para projetos que transformam esses recursos financeiros em ações concretas não apenas compensando danos, mas tecendo um mosaico de ações virtuosas para a sociedade cearense.

Resumo do projeto

No Ceará muitas crianças enfrentam diariamente o desafio de viver com água de qualidade duvidosa, impactando não só sua saúde, mas também sua educação.

Utilizando a energia do sol que generosamente banha nosso Ceará, o projeto “Agua Solar na Escola” financiado pelo MPCE através do FDID promete transformar a vida dessas crianças que bebendo água pura podem viver com mais saúde. O projeto não é só sobre água, visamos aumentar a frequência escolar: Acreditamos que dar às crianças a chance de crescerem saudáveis significa aumentar a frequência escolar e as oportunidades  de serem instruídas.

É mais do que um projeto; é um ato de amor. Porque cada gota conta, e cada criança merece um futuro cheio de possibilidades.

O acesso à água potável e a promoção de melhores condições de saúde e educação refletem o profundo compromisso do Ministério Público do Ceará com a preservação dos Direitos Difusos. Essas ações locais demonstram como as lições aprendidas podem ser replicadas e exercer um impacto transformador em toda a sociedade.

Números do projeto:

O projeto “Água Solar na Escola” em execução de julho de 2023 a junho de 2024, apresenta um exemplo notável de parceria do setor público com o terceiro setor voltada para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade cearence. Beneficiando diretamente 574 crianças das Escolas Irmã Giuliana, o projeto exerce uma influência significativa em nível estadual disseminando os ODS 4, 6 e 7 nos eixos Educação, Tecnologia e Meio Ambiente e é alinhado as politicas publicas promovidas pelo governo federal através do Programa Água nas Escolas.