Projeto Gocce d’Amore

Financiadores: Conferenza Episcopale Italiana e 8 per Mille Chiesa Cattolica

Em parceria com os financiadores mencionados, estamos avançando na execução das obras do galpão, aquisição de maquinários industriais e instalações hidráulicas e elétricas. Estamos gratos pela colaboração e pelo apoio que tornam possível o progresso deste projeto.

As Escolas Irmã Giuliana são localizadas na Comunidade Vila Garibaldi no bairro Serrinha de Fortaleza, território com demandas urgentes, que apresenta índices de alta vulnerabilidade e exclusão social, ocupações não reconhecidas pelo ordenamento urbano oficial chamadas “favelas”.
Esta área peri-urbana de Fortaleza sofre com baixa pressão, vazamentos e racionamentos na rede pública de distribuição de água onde é registrada com frequência a presença de agentes poluidores biológicos e patológicos causados por falta de manutenção e ligações clandestinas. A má qualidade
da água ingerida é um dos fatores, segundo estudos internacionais* que reduzem drasticamente a frequência dos alunos em sala de aula:

• [Children who suffer constant water-related illness carry the disadvantage

into school. Poor health directly reduces cognitive potential and indirectly
undermines schooling through absenteeism, attention deficits and early
dropout. Water-related diseases cost 443 million school days each year]
Human Development Report 2006 – United Nations.
0Global%20HDR/HDR-2006-Beyond%20scarcity-Power-poverty-andthe-global-water-crisis.pdf

Diante desta situação queremos promover, utilizando energia solar fotovoltaica, o acesso à água de qualidade para os alunos das Escolas Irmã Giuliana e vender o excedente para a comunidade a preço de custo para garantir a sustentabilidade financeira e a continuidade do projeto.

Através do processo de osmose reversa a água oriunda de um poço profundo será potabilizada e distribuída às instituições de ensino seguintes: Creche Giuliana Galli, Creche Gotas de Amor, Pré-Escola Filantrópica Irmã Giuliana e Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Giuliana Galli.

O corpo docente em cada estágio educacional – Infantil e Fundamental – promoverá aulas temáticas com os alunos e encontros com suas famílias para a disseminação de conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Inovando a Parceria Público-Privada no Brasil, o projeto Gotas de Amor estabelece novas
oportunidades fundadas nos eixos Educação, Tecnologia e Meio Ambiente, definindo estratégias de mitigação das vulnerabilidades socioambientais em áreas peri-urbanas, fortalecendo as lideranças locais, formando profissionais e gerando empregos através de um Mercado Solidário da Água economicamente e socialmente sustentável através do uso de garrafões retornáveis e energias renováveis.